22/06/2011

Saber Viver


     Não sei... Se a vida é curta
     Ou longa demais pra nós,
     Mas sei que nada do que vivemos
     Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

     Muitas vezes basta ser:
     Colo que acolhe,
     Braço que envolve,
     Palavra que conforta,
     Silêncio que respeita,
     Alegria que contagia,
     Lágrima que corre,
     Olhar que acaricia,
     Desejo que sacia,
     Amor que promove.

     E isso não é coisa de outro mundo,
     É o que dá sentido à vida.
     É o que faz com que ela
     Não seja nem curta,
     Nem longa demais,
     Mas que seja intensa,
     Verdadeira, pura...
     Enquanto durar.

Cora Coralina

13/06/2011

Alterações das Representações - 1ª Parte


     São conhecidas como representações as imagens mentais de objetos e fenômenos de experiências passadas e que podem ser evocados de forma voluntária ou involuntária. O que chamamos de "imagens mentais" não são a reprodução exata da realidade, mas sim a reprodução das sensações e percepções que a pessoa teve ao entrar em contato com esta realidade. 

      As imagens  tendem a conservar os elementos mais importantes dos objetos, abandonando caracteres secundários, não essenciais e são mesclados pelo significado afetivo dado a estes, pela pessoa que vivenciou  determinada situação.

    Abaixo irei definir os tipos de imagens existentes:


Imagem visual: as imagens visuais são projetadas num campo visual imaginário, que não coincide com o campo visual real e atual.  Podem representar cenas, quadros fixos, paisagens ou objetos que são descritos sob aspectos diferenciados: o colorido (tons chamativos ou salientes) ou a forma, a linha, o contorno.

Imagem auditiva: Nas imagens auditivas a pessoa revive memórias auditivas experimentadas no passado. É importante perceber que as palavras podem ter um significado diferente do real, particular e relativo ao sujeito.

Imagens gustativas e olfativas:  Estas imagens se manifestam na consciência  com perfeita nitidez sensorial; seus conteúdos tem importante associação afetiva.