12/12/2013

Raiva - 2

Pessoas que tem alto nível de raiva voltada para dentro, frequente sentem intensos sentimentos de raiva, mas tendem a reprimí-los em vez de expressá-los, de forma fisica ou verbal. Por não permitirem-se expressar tais sentimentos, sentem-se injustiçados pelos outros e frustram-se com facilidade.




Pessoas com grande intensidade de raiva pra fora, frequentemente experimenciam  a raiva e a expressam através de comportamento agressivo dirigido a outras pessoas, animais ou objetos, através de atos físicos, tal como bater portas, quebrar objetos ou agrediir uma pessoa; ou na forma verbal por meio de críticas, sarcasmo, insultos, ameaças e uso extremo de palavrões.





Pessoas que tem um temperamento raivoso tendem a expressar sua raiva com pouca provocação, costumam ser altamente sensíveis a críticas, afrontas e avaliações negativas. Frequetemente são impulsivos e lhes falta o controle da raiva, e por isso mesmo, tendem a não serem rancorosos e vingativos.


Que tipo de raiva você sente ? Quando sente ? De que forma você expressa esse sentimento? Já pensou nisso ?


Enfim, a raiva é um sentimento natural, que toda pessoa experiencia, desde bebê até o fim da sua vida, em momentos diferentes e em graus diferentes. Ela pode trazr consequências externas, como por exemplo, quando alguém perde o controle e fere alguém; como quando alguém tem uma discussão mais acolarada no ambiente de trabalho e é demitido. Pode trazer consequências sérias para aquele que sente a raiva, ao desenvolver várias doenças somáticas ( as cardiopatias e as doenças do sistema digestivo estão intimamente ligadas a raiva pra dentro).  Porém, se bem canalizada, ela se transforma em ASSERTIVIDADE, que é quando o sujeito canaliza e  transforma o sentimento de raiva num impulso que o impele a enfrentar obstáculos  e desafios que estejam no caminho que os leva a alcançar seus objetivos e metas.






Baseada nos escritos de : Charles D.Spilberger



 







 


10/12/2013

RAIVA ? QUE SENTIMENTO É ESTE ? - 1




"A experiência da raiva é conceituada como tendo dois componentes principais: estado e traço de raiva.

O estado de raiva é definido como um estado emocional caracterizado por sentimentos subjetivos que variam de intensidade, que vai desde um leve aborrecimento ou irritação até a fúria intensa e cólera. O estado de raiva é geralmente acompanhado por tensão muscular e excitação. A intensidade do estado de raiva varia em função da injustiça percebida, ataque ou tratamento injusto pelos outros e frustrações resultantes de obstáculos ao comportamento dirigido a um objetivo.

O traço de raiva é definido como a disposição de perceber uma gama diversa de situações como desagradáveis e frustradoras e a tendência a reagir a tais situações com elevações mais frequentes no Estado de raiva. Os indivíduos com um traço de raiva muito alto experienciam o estado de raiva mais frequentemente e com maior intensidade do que indivíduos com um traço de raiva baixo.


  • A expressão da raiva é conceituada como tendo três componentes principais. Primeiro: a expressão da raiva em relação a outras pessoas ou objetos no meio (Raiva pra Fora;
  • Segundo:  é a raiva dirigida PRA DENTRO, ou seja, a repressão dos sentimentos de raiva e
  • Terceiro: Diferenças individuais no grau em que uma pessoa tenta controlar a expressão da raiva constituem o terceiro componente da expressão da raiva."

 Fonte: Charles D. Spielberger